O Centro Universitário Estácio de Sá receberá os novos alunos, nesta quinta-feira,22, com o Trote Solidário. A unidade móvel do Hemosc estará no estacionamento da instituição com objetivo de captar novos doadores de sangue. As coletas de sangue serão feitas das 8h às 16h30. A iniciativa é aberta a comunidade.
A ideia é auxiliar na manutenção do banco de sangue do Hemosc, que abastece a rede pública de saúde de Santa Catarina. Atualmente, 2% da população da Grande Florianópolis contribui com o ato solidário regularmente, segundo a assistente social Rosane Suely May Rodrigues. No entanto, o ideal é que 3% da população seja doadora de sangue, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Para poder doar sangue é preciso ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que o limite de idade para primeira doação é de 60 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. Em qualquer situação, o candidato a doador precisa pesar mais de 50 Kg e ter um documento oficial em mãos na hora da doação. O doador deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. Veja outras orientações dadas pelo Hemosc no quadro abaixo.