A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que foram registrados frequentes alagamentos na região da Grande Florianópolis desde o início da semana. De acordo com especialistas consultados pela assessoria do Governo, esses alagamentos ocorrem, principalmente, devido ao efeito da maré astronômica de sizígia somada a variáveis meteorológicas.
As marés astronômicas de sizígia ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta). Fatores atmosféricos, como ventos do quadrante sul, provocam o empilhamento da água na costa. Ondas altas também atuam acentuando os alagamentos. A soma desses fatores foi a responsável pelos alagamentos ocorridos nos últimos dias.
Alguns transtornos que os alagamentos provocam são a lentidão do trânsito e o risco de acidentes. Para ilustrar esse fato, técnicos da Epagri/Ciram se deslocaram para a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na manhã de quarta-feira, 24, e fizeram fotos. Os carros circulavam em meia pista, potencializando o risco de acidentes.