O Cineclube Pitangueira exibe o filme ‘’Olhar de um cineasta’’, de Cesar Cavalcanti, nesta terça-feira, 30, às 20h. A sala funciona no Casarão da Lagoa, a entrada é gratuita e após a sessão haverá um bate papo como diretor.
O filme aborda a trajetória de um catarinense pouco conhecido no Estado onde nasceu, o diretor e produtor de cinema Marcos Farias, nascido em Campos Novos em 1932 e morto prematuramente em 1985.
Olhar de um cineasta narra aspectos da vida e obra do catarinense Marcos Farias, recria sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participaram do Cinema Novo, provocam a discussão sobre a prática cinematográfica da época e da atualidade.
Um dos objetivos do documentário é dar visibilidade ao cineasta, que ajudou a construir o cinema brasileiro. Farias chegou aos 16 anos de idade em Florianópolis e, entre os anos 1948 e 1957, participou do movimento cultural Grupo Sul, publicando contos e críticas na "Revista Sul". Marcos Farias foi também um dos idealizadores da Cooperativa Brasileira de Cinema.
O cineasta trabalhou com como Leon Hirszman, Cacá Diegues e Nelson Pereira dos Santos. Em 1966, com Hirszman e Eduardo Coutinho, Marcos Farias constituiu a Saga Filmes, responsável por uma dezena de longas, incluindo realizações também de outros diretores, como Gustavo Dahl, Paulo César Sarraceni e Maurício Capovilla.
O cineclube é uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.