spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Produtos de limpeza puxam alta de julho no Custo de Vida de Florianópolis

NegóciosProdutos de limpeza puxam alta de julho no Custo de Vida de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Índice de Custo de Vida na Capital voltou a subir em julho. A alta foi puxada por produtos não alimentares como, por exemplo, artigos de limpeza, que tiveram um aumento de 7,65%. Na comparação de todos os itens, a alta foi de 0,3% em relação ao mês anterior.

O resultado foi calculado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado entre as instituições.

Com os números de julho, a alta no ano totalizou 3,41% (em sete meses) e o acumulado dos últimos doze meses ficou em 6,01%.

A principal influência para o resultado do mês foram os aumentos nos grupos de Produtos Não Alimentares (0,88%) e Alimentação (0,26%). Entre os produtos não alimentares, os aumentos mais significativos foram nos artigos de limpeza (7,65%), cama, mesa e banho (5,48%) e de higiene (4,08%)

No grupo de Alimentação, apesar de nova redução nos produtos in natura (de – 0,97%), também voltaram a subir de preço os produtos de elaboração primária (0,64%) e industrializados (0,44%). Os outros dois grupos – Serviços Públicos e Outros Serviços – não apresentaram variação.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 29 de julho. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no site da Udesc Esag.

Sobre o Índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.