spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Começa a auditoria do Tribunal de Contas no sistema de transporte coletivo da Grande Florianópolis

GeralComeça a auditoria do Tribunal de Contas no sistema de transporte coletivo...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) começou sexta-feira, 9, a auditoria nos sistemas de transporte coletivo dos municípios da Grande Florianópolis. Para a Prefeitura da Capital, segundo a assessoria de imprensa, a verificação é de grande importância para dar transparência ao sistema.

“Esse modelo de cálculo tarifário, que está em vigor há mais de 10 anos, vai deixar de existir com a nova licitação do sistema”, afirmou Vinicius Cofferri, diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O diretor esclarece que o edital de licitação do transporte coletivo será publicado em setembro e com ele haverá mudanças na forma de cálculo, que será por fluxo de caixa. Outra alteração será quanto as penalidades às empresas durante as paralisações.

“Com a nova licitação, aplicaremos multas mais severas para as empresas, o que implica num sistema mais confiável para a população”, afirma Cofferri.

Licitação

Depois de analisar os sistemas mais modernos e eficientes de operação do transporte de passageiros, a Prefeitura definiu as características fundamentais do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo da cidade, que será lançado até o dia 1º de setembro.

São elas:

– Reduzir o preço das tarifas;
– Equipar todos os coletivos com sistema ar-condicionado e acesso para portadores de necessidades especiais;
– Implantar a integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais;
– Limitar os lucros operacionais em 6% do valor arrecadado;
– Remunerar com base em índices de qualidade do serviço, não mais por quilômetro rodado, como acontece atualmente.