Nesta quarta-feira, 14, a partir das 14h, a 17ª Feira do Livro da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) promove um bate-papo, aberto ao público, entre os escritores Rodrigo de Haro e Alckmar Luiz dos Santos. A feira ocorre no térreo do Centro de Convivência da Universidade, no Campus de Florianópolis e funciona das 8h30 até as 19h, de segunda a sexta-feira até o dia 12 de setembro.
Convidados pelo diretor da EdUFSC, Fábio Lopes, os escritores Rodrigo de Haro e Alckmar Luiz dos Santos, passarão a tarde conversando e à disposição dos leitores presentes na feira. Haro é artista plástico e poeta. Publicou, em 2012, Poemas: Folias de ornitorrinco eEspelho de Melodramas, editado em dois livros de arte. Alckmar, professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa Literatura e Informática (Nupill), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, publicou pela EdUFSC, Ao que minha vida veio…vencedor do Prêmio Salim Miguel (romance), lançado em 2010, dentro das comemorações dos 50 anos da UFSC.
Durante a Feira, os títulos da EdUFSC podem ser adquiridos com redução de até 70% do preço de capa. Os lançamentos e livros novos têm desconto de 30 a 50%.
Na promoção enquadram-se obras que sequer foram oficialmente lançadas, como A festa da jaguatirica – uma partitura crítico-interpretativa, de Rafael José de Menezes Bastos; Os milagres do cão Jerônimo / Alçapão para gigantes, de Péricles Prade; e Digesto de Justiniano – livro segundo: jurisdição, traduzido pelo professor de Direito Romano José Isaac Pilati. Outros exemplos são a segunda edição do clássico Uma teoria da adaptação, de Linda Hutcheon, e os quatro títulos da Coleção Antropologia em Laboratório e as cinco obras da Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade.
Na quinta-feira, dia 15, às 14 horas, na Sala de Reuniões do Conselho Editorial, no prédio da EdUFSC, o diretor executivo, Fábio Lopes, preside a divulgação do resultado do Concurso de CrônicasMaura de Senna Pereira, que é uma das referências da literatura catarinense. Autora, entre outros, de Cântaro de Ternura, morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro.
Sua obra está sendo recuperada e disponibilizada, na íntegra, na página do Nupill/UFSC, coincidentemente sob a coordenação do professor Alckmar.