Este será o terceiro corredor implantado pela prefeitura da Capital
O terceiro corredor para ônibus em Florianópolis começa a funcionar nesta quinta-feira. A faixa da direita da ponte Colombo Salles, no sentido Ilha-Continente, se tornará exclusiva aos coletivos.
Serão beneficiados os cerca de 40 mil passageiros de ônibus que vão da Ilha ao Continente todos os dias. Desta vez, não haverá fase de testes com cones. A linha branca será pintada na noite desta quarta-feira e o sistema começa a funcionar na manhã de quinta.
Se chover muito nesta quarta-feira e na madrugada, de modo que não seja possível pintar a faixa, a operação do corredor pode ser transferida para sexta-feira.
A medida já estava em estudo, mas a decisão por começar na quinta-feira foi tomada nesta terça, em reunião entre a Secretaria de Transportes, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Polícia Militar (PM) e empresas de ônibus.
A prefeitura estima uma economia de 20 a 30 minutos em horários de pico em cada viagem. Segundo a Secretaria de Transportes e Terminais, 748 viagens de ônibus por dia são realizadas para o continente (208 de ônibus rodoviários, 450 intermunicipais e 90 municipais).
Com as mudanças, os motoristas de carro precisarão ter atenção redobrada ou optarem por andar de ônibus. De acordo com o tenente-coronel Newton Ramlow, nos primeiros 15 dias a PM vai orientar os motoristas e dará atenção especial ao sistema. Depois, é prevista a aplicação de multas para quem trafegar pela faixa contínua.
Segunda etapa
Esta é a primeira etapa do corredor. Na segunda etapa, estuda-se a ampliação do corredor pela Avenida Ivo Silveira, para onde todos os ônibus serão transferidos, inclusive os que hoje circulam pela Via Expressa.
A prefeitura planeja também iniciar daqui a 15 dias um corredor exclusivo, no sentido Bairro – Centro, no Sul da Ilha, no horário de pico da manhã (entre 6h30min e 8h30min). Estuda-se utilizar o acostamento da SC-405, no Rio Tavares, como corredor exclusivo.
Como vai funcionar o corredor
— No início e fim da ponte, haverá faixas preferenciais, pintadas de branco e de maneira pontilhada. Elas significam que a preferência é dos ônibus, mas que carros também podem trafegar por elas para cruzar as pistas. As faixas preferenciais terão 200 metros.
— No lado da Ilha, a preferencial é importante para que os carros que saem da Avenida Paulo Fontes, contornado o Terminal Rita Maria, possam cruzar para o meio da pista, saindo do corredor.
— No lado do Continente, a preferencial será usada por carros que peguem o caminho do Estreito e para que ônibus possam cruzar à esquerda para acessarem a Via Expressa.
— No meio da ponte (880 metros), a faixa da direita da ponte torna-se exclusiva para ônibus e será pintada de maneira contínua.
— Os carros que contornam o Terminal Rita Maria terão de fazer um X na entrada da ponte, direcionando-se às faixas centrais, antes de o corredor se tornar exclusivo. É possível que, em horário de pico, haja uma fila muito grande de ônibus e de carros e o X não possa ser feito. Neste caso, um policial militar irá orientar o trânsito.
— Caso esta situação seja constante, prevê-se a instalação de um semáforo inteligente, com sensor para veículos pesados (ônibus), que fechará para os carros pequenos sempre que um coletivo tiver que acessar o corredor.
— O sistema começa operar na manhã de quinta-feira e haverá placas de sinalização.
— Podem usar o corredor os ônibus municipais, intermunicipais e rodoviários.
— A Polícia Militar fará a segurança e orientação do local.
Por Cristina Vieira | cristina.vieira@horasc.com.br