A Prefeitura de São José assinou um convênio nesta quarta-feira,15, com cinco clínicas e laboratórios médicos com o objetivo de reduzir o tempo de espera da população para a realização de exames de média e alta complexidade.As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
A previsão é realizar cerca de 4 mil exames por mês, como raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética, densitometria óssea, tomografia, ultrassom Eco Doppler e ecocardiograma – um investimento que representa R$ 6,6 milhões ao ano. Na maior parte das especialidades, a idéia é aumentar a oferta de exames, sendo que a iniciativa também amplia os serviços, já que exames como o ultrassom Eco Doppler e ecocardiograma não eram oferecidos pelo Sistema Municipal de Saúde.
Com a medida, a Secretaria de Saúde pretende reduzir a ‘fila de espera’, um dos problemas crônicos para a agilidade do diagnóstico clínico. Somente para raio-X há hoje estão represados cerca de 3,2 mil exames, sendo que o tempo de espera podia chegar a cerca de dois anos. Com os convênios, a meta é realizar 1,6 mil exames por mês – 19,2 mil ao ano.
Já para ressonância magnética, a fila é de 765 exames, com tempo de espera de cerca de 2 anos. A meta é realizar 300 exames por mês, totalizando 3,6 mil ao ano. Para o exame de ecocardiograma, que até o momento não era oferecido na rede, a meta é realizar 150 exames por mês, 1,8 mil ao ano.