O setor de fiscalização da Secretaria Municipal do Continente embargou e depois realizou a demolição de uma obra sem alvará, sem projeto e sem nenhuma licença ambiental no bairro Balneário, região continental de Florianópolis. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
Há cerca de três meses, um empresário da região começou a construir um novo trapiche na orla no mesmo local onde há 30 anos havia um trapiche que acabou desabamento com a ação do tempo.
No entanto, para erguer o novo trapiche não foram respeitadas as atuais leis ambientais.Por se tratar de uma obra ilegal, a fiscalização embargou a construção em 22 de maio deste ano solicitando ao empresário quem em um prazo de 90 dias apresentasse toda a documentação necessária para a construção do trapiche, o que não ocorreu e nesta semana houve a demolição.
A prefeitura faz questão de frisar que hoje para a construção de um trapiche, seja para uso público ou particular são necessárias licenças ambientais da Fatma, Floram e Superintendência do Patrimônio da União (SPU), além de projeto aprovado pela Prefeitura de Florianópolis. Dentro da lei, Florianópolis evita novas construções ilegais e resguarda a vivacidade de nosso meio ambiente.