spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Estado implementa programa de fomentação de conteúdos audiovisuais Catarina Criativa

GeralEstado implementa programa de fomentação de conteúdos audiovisuais Catarina Criativa
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc), Miguel Ximenes, assinaram na tarde desta quarta-feira, 14, convênio com o Instituto Sapientia para implantação do programa Catarina Criativa. A iniciativa auxiliará as empresas de economia criativa na elaboração de novos produtos, promoverá oficinas, consultorias especializadas, cursos e repasse de tecnologias.

A produção audiovisual para TV, cinema, empresas de games e aplicativos para tablets e smartphones serão as primeiras a participar do programa. “Queremos tornar o Estado um polo de produção audiovisual, fortalecendo esta indústria criativa para a qual já temos vocação”, voltou a destacar o secretário na solenidade realizada no Sapiens Parque, salientando que a sinergia entre diversos parceiros é fundamental para que esta iniciativa se concretize.

Carlos Eduardo Somaggio, diretor do Instituto Sapientia, responsável pela realização do Catarina Criativa, informou que em breve serão abertas as inscrições para propostas que tenham como foco a produção audiovisual. Conforme explanou, os 20 projetos selecionados receberão consultoria inicial para formatação do produto comercial. Em seguida, serão escolhidos cinco finalistas que receberão consultoria especializada e apoio no desenvolvimento do conteúdo final.

Outro enfoque do Catarina Criativa é a formação local de profissionais para a indústria criativa. Para suprir esta demanda serão realizadas oficinas de captação de negócios, criação de roteiros de audiovisuais, games e aplicativos, conteúdo audiovisual para TV, técnicas de produção de conteúdo interativo para TV Digital (Ginga), gestão de projetos e técnicas de iluminação.

O Catarina Criativa também vai atuar na captação de projetos nacionais e do exterior. Para isso, acrescentou Somaggio, será estruturada uma agência local (Film Commission) que buscará atrair para o Estado produções de filmes, novelas, séries, documentários e comerciais de TV.

A primeira produção de referência do programa será o filme “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, que deve começar a ser rodado em 2014, com 50% das cenas filmadas na Capital. De acordo com Schurmann, mais da metade do orçamento do longa-metragem será investido no Estado com a contratação de mão de obra local, entre profissionais e empresas prestadoras de serviços.