spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Prefeitura de São José recebe pré-projeto de trapiche e revitalização da Beira-Mar do município

Grande FlorianópolisPrefeitura de São José recebe pré-projeto de trapiche e revitalização da Beira-Mar...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A prefeita Adeliana Dal Pont recebeu, na última segunda-feira,22, o pré-projeto para a construção de um trapiche no Centro Histórico e de revitalização de parte da orla da avenida Beira-Mar de São José. A proposta, elaborada pelo engenheiro naval italiano Franco Gnessi, foi apresentada pelo presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e do GT Náutico de Santa Catarina, Leandro Mané Ferrari. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José.

Ferrari explicou que a proposta traz as primeiras idéias de Gnessi para a área. O italiano esteve em São José no último dia 24 de junho, a convite da Fundação Municipal de Cultura, para conhecer o local onde existia o antigo trapiche.

O projeto se divide em duas partes. Para o Centro Histórico, no local onde existia o antigo trapiche, o engenheiro naval projetou uma estrutura similar a que havia no passado. A proposta é que o trapiche seja coberto, com áreas de convivência e espaço para lojas de alimentação e artesanato, por exemplo. Em anexo, ficaria o espaço para a chegada do transporte marítimo.

À frente do trapiche, seriam construídos dois molhes e uma marina onde se atracariam embarcações particulares e de pescadores. De acordo com Ferrari, a ideia é ter toda a estrutura em concreto flutuante, que causa menos impactos ambientais. “O interessante é que os molhes e a própria marina serviriam de abrigo para a área do trapiche e de embarque para o transporte marítimo”, destaca.

Gnessi também apresentou uma proposta para a orla da Avenida Beira-Mar, já que durante sua visita, a prefeita Adeliana manifestou interesse em revitalizar o local. Para esta área, o engenheiro naval propõe a criação de espaços de convivência, com o objetivo de fazer a interação da comunidade com o mar.