Será lançado nesta sexta-feira,21, o livro ‘’Jean Laplanche: Fundamentos e Intersecções’’ (Scortecci Editora). O evento é gratuito e ocorre na Livraria Catarinense, às 17h, do Beiramar Shopping com a presença da organizadora da obra, Bárbara de Souza Conte.
O livro presta uma homenagem ao psicanalista Jean Laplanche, cuja obra se apresenta como a interrogação permanente que se faz entre a teoria e a prática clínica psicanalítica. Jean Laplanche: Fundamentos e Intersecções traz textos dos seguintes autores: Ana Lúcia Waltrick dos Santos, psicanalista e professora doutora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (RS); Ana Maria Sigal, psicanalista, professora e membro do Instituto Sedes Sapientiae (SP); Paulo de Carvalho Ribeiro, psicanalista e professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Sissi Vigil Castiel, psicanalista, professora e doutora da Sigmund Freud Associação Psicanalítica (RS); e de Bárbara de Souza Conte, psicanalista e diretora de ensino da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.
Sobre Jean Laplanche
Jean Laplanche nasceu em 1924, na França, e estudou filosofia em 1946 e 1947 em Harvard. Neste período conheceu Loewenstein, iniciando-se na psicanálise. Em 1950, começou seu tratamento com Lacan, fez sua formação médica e psicanalítica. Sua obra aborda temas fundamentais da constituição do psiquismo e representa avanços na forma de abordar a clínica.
Fundou o Centre de Recherches et Psychopathologie Fondamentale na Universidade de Paris VII, no ano de 1970 (onde também atuou como professor) e foi um dos fundadores da Associação Psicanalítica da França. Laplanche, homenageado em Jean Laplanche: Fundamentos e Intersecções, produziu novos fundamentos e inscreveu seu pensamento na história da psicanálise.