spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Udesc participará do programa europeu de intercâmbio Erasmus Mundus pela primeira vez

EducaçãoUdesc participará do programa europeu de intercâmbio Erasmus Mundus pela primeira vez
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que o programa de cooperação e mobilidade universitária Erasmus Mundus, da União Europeia (UE), aprovou o projeto de um consórcio de 24 instituições de ensino superior, entre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para ações de intercâmbio que oferecerão 80 bolsas para alunos de graduação, 62 para doutorado e quatro para pós-doutorado.

Das vagas de graduação, 68 serão para acadêmicos brasileiros estudarem na Europa e 12 para alunos europeus realizarem intercâmbio no País. Essa será a primeira participação da universidade catarinense no programa da UE.

“A partir de setembro, começarão as reuniões para fazer o planejamento do processo de mobilidade, da divisão de bolsas e da capacitação dos coordenadores que trabalharão no sistema Erasmus Mundus”, diz o secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Jovane Medina.

Chamado de IBrasil, o consórcio tem 11 universidades brasileiras, sendo a Udesc a única do Estado, e nove da Europa, dos seguintes países: Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Romênia. As ações de intercâmbio estarão voltadas para as áreas de Educação, Engenharia e Tecnologia, além de capacitação de professores.

Sobre o programa
Criado em 2004, o Erasmus Mundus busca promover a excelência da educação superior e da pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforçar os laços acadêmicos com nações de todo o mundo.

O nome do programa homenageia o teólogo e humanista holandês Desiderius Erasmus Rotterdamus (Erasmus de Roterdã), um dos principais pensadores do século 15. A palavra “mundus” vem do latim e significa “mundo”, tendo em vista o alcance global do programa da União Europeia.