O Terminal de Integração do Centro de Florianópolis (Ticen) foi palco de uma ação inédita no fim da tarde desta quinta-feira, 4: um “catracaço” promovido pelo Movimento Passe Livre e a Frente de Luta pelo Transporte, em que os usuários foram incentivados a pular as catracas de acesso ao terminal.
A ação durou cerca de 40 minutos. A Polícia Militar estava no local e não interveio. Motoristas, cobradores e funcionários das empresas de ônibus também não se intrometeram na ação. O ato terminou com a desocupação da sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (SETUF), que foi tomada por manifestantes por volta do meio-dia. Nesta sexta-feira, 5, às 16h, está marcada uma nova manifestação, também no TICEN.
Por volta das 16h, quando a manifestação do Passe Livre começou, motoristas e cobradores se juntaram ao grupo e paralisaram os serviços, mobilizados por meio do sindicato da categoria (Sintraturb). Às 18h, os ônibus voltaram a circular e usuários fizeram o “catracaço”.
Em nota, a Frente de Luta pelo Transporte alega que a atitude de ocupar o SETUF foi tomada em nome da luta pela Tarifa Zero. O grupo reclamou do descaso da Prefeitura em relação às manifestações de rua que vêm ocorrendo há mais de duas semanas.
Muitos usuários quiseram recarregar seus cartões de transporte e foram impossibilitados pois a ocupação paralisou completamente o trabalho no local.A Polícia Militar isolou a área e não entrou em conflito com os manifestantes.
A Prefeitura lançou uma nota lamentando profundamente a ocupação e se dizendo favorável ao caminho do dialogo democrático. A nota reiterou o compromisso da Prefeitura com a nova licitação do transporte coletivo que promete reduzir as tarifas.
A manifestação que teve início às 16h foi planejada com antecedência e organizada pelo Movimento Passe Livre. Sobre o ‘’catracaço’’ os organizadores afirmaram que a intenção foi mostrar a população como seria o transporte público sem nenhum tipo de cobrança.
Assista abaixo um vídeo do “catracaço” (disponível em 1080p):