O projeto ReÓleo recebe homenagem da Câmara Municipal em Sessão Solene nesta quarta-feira ,3, às 16h. O projeto criado em 1998 pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que iniciou com um grupo de empresários na Lagoa da Conceição, atingiu a marca de 2,1 milhões de litros de óleo vegetal coletados e reciclados.
Outra importante marca do ReÓleo foi a conquista do título para Florianópolis de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, conferido pelo Guinness Book. Com campanha “Floripa no Guinness”, o Programa recebeu grande apoio dos moradores da Capital. Inclusive, a Escola Municipal Almirante Carvalhal, que mais coletou resíduo para a campanha (520 litros) também será homenageada durante a Sessão na Câmara.
Além do número expressivo de litros reciclados do resíduo, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos – para que se tenha uma dimensão exata da importância do número, é só pensar que um litro do resíduo contamina um milhão de litros de água – o Programa também investe na formação de uma geração mais consciente. Por meio da palestra interativa “Reciclar é Educar”, que reúne musica, teatro e atividades práticas, o ReÓleo já ‘conquistou’ mais de 10 mil crianças e adolescentes.
Neste ano, o desafio é atender cerca de seis mil crianças, capacitando-as como agentes do Reóleo. Ao mesmo tempo, contar com 1,1 mil estabelecimentos participantes e mais de 300 Pontos de Entrega Voluntários.
Saiba mais sobre o Programa ReÓleo
Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2 milhões de litros de óleo vegetal e atende toda a Grande Florianópolis, com cerca de 200 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 28 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.
As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 45 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.
Em 2012, o ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Já em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.
O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).