O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) promoveu nesta quinta-feira, 13, em Florianópolis, um evento de celebração dos 10 anos de emancipação da corporação catarinense, que em 13 de junho de 2003 adquiriu autonomia após 76 anos como segmento especial Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). A data foi marcada com homenagens e o anúncio de concurso público para inclusão de 414 novos soldados, além da promoção de oficiais e entrega de Medalhas de Mérito por serviços prestados.
O governador Raimundo Colombo foi um dos homenageados. Ele agradeceu a homenagem e anunciou a autorização para inclusão de 414 novos soldados por meio de concurso público a ser realizado ainda em 2013. Serão convocados inicialmente 114 novos militares no início de 2014 e os demais no semestre seguinte.
“Temos segurança para sempre apoiar as ações propostas pelo Corpo de Bombeiros Militar, destacadas pelo compromisso ético com a evolução do serviço prestado à sociedade catarinense”, explicou. O secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, também acompanhou o evento.
O Comandante-Geral dos Bombeiros, Coronel Marcos de Oliveira, destacou a transformação vivida pela corporação nestes 10 anos de emancipação, passando de um efetivo de 1.890 homens para 2.750, um aumento real de 45%.
“Recebemos muito o apoio do Governo, éramos 51 municípios catarinenses com bombeiros, hoje somos 112. E vamos fazer mais. Graças ao apoio do Governo, especialmente por meio do programa Pacto por SC, vamos investir neste ano em 122 novas viaturas para os bombeiros. Isso vai dar uma grande motivação e vamos poder fazer ainda mais e melhor”, destacou.