A indústria catarinense voltou a apresentar resultados positivos em relação aos obtidos em 2012. Os dados da Pesquisa de Indicadores Industriais, divulgados pela Federação das Indústrias (FIESC) apontam alta de 5,2% no faturamento de abril em relação ao mesmo mês do ano anterior. Influenciado pelo resultado, o setor também voltou a registrar alta no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, de 0,3%.
Além das vendas, também foi registrado aumento na quantidade de horas trabalhas na produção (3,9%) e utilização da capacidade instalada (1,6 ponto porcentual), que chegou a 84% do potencial total, todos em relação a abril de 2012. Foi constatada, ainda, elevação da massa salarial real (0,9%), pelo sexto mês seguido.
A pesquisa destaca o desempenho dos setores de veículos automotores ( 13%), produtos de metal (8,5%) e móveis (9,2%) como os que mais cresceram no acumulado do ano. Os dois últimos segmentos também se sobressaíram em ralação ao número de horas trabalhadas, com altas de 16,8% e 10,3%, respectivamente, enquanto o segmento de veículos teve o maior crescimento na utilização da capacidade instalada (25 p.p.). No sentido oposto estão os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,7%), têxteis (-10,5%) e bebidas (-6,5%), que apresentaram os piores desempenhos na comparação janeiro-abril contra mesmo período anterior.
Na comparação entre abril e março, no entanto, a indústria e registrou leve queda no faturamento (de 0,2%), acompanhado por desempenho semelhante nas remunerações pagas (-2,5%) – influenciado pelo pagamento, no mês anterior, de participação nos lucros – e na utilização da capacidade instalada (- 0,3 p.p.). Já o número de horas trabalhadas teve acréscimo de 1,9%.
A pesquisa mensal indicadores industriais é elaborada pela FIESC a partir de dados informados por 180 empresas do Estado.