Em reunião realizada nesta segunda-feira,17, a prefeitura municipal definiu os pontos fundamentais do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo de Florianópolis, que será lançado até o dia 1º de setembro. Reduzir o preço das tarifas é um dos objetivos da nova licitação. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Além da diminuição do preço, o novo edital pretende também: Equipar todos os coletivos com sistema ar-condicionado e acesso para portadores de necessidades especiais; Implantar a integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais; Limitar os lucros operacionais em 6% do valor arrecadado e remunerar com base em índices de qualidade do serviço, não mais por quilômetro rodado, como acontece atualmente.
De acordo com o prefeito Cesar Souza Jr., outra inovação da licitação será exigir a otimização de todas as operações que resultem em impacto na tarifa, como administração, logística, manutenção dos coletivos etc.
O prefeito informou, ainda, que o edital será submetido a audiência pública antes de ser publicado, a fim de que os principais itens sejam discutidos e aprimorados. A licitação, será transmitida ao vivo pela internet.
Desde janeiro a prefeitura disponibiliza para consulta pública, na internet, todos os dados da planilha de custos das empresas de ônibus, inclusive com manual de cálculo. Os dados constam da página da Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, no endereço eletrônico:http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/transportes/