A assessoria de imprensa das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou nesta terça-feira, 9, que a empresa fará mudanças na sua estrutura organizacional, em cumprimento às diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor da Companhia, denominado Celesc 2030, e pelo programa de eficiência operacional, chamado Eficiência Máxima Celesc. 54 cargos – 4 comissionados e 48 gratificadas – serão extintos.
Em sua primeira etapa, o processo de otimização da estrutura está acontecendo na Administração Central da Companhia e inclui a redução de duas Diretorias (passando de dez para oito) e a extinção dos 54 cargos em até 18 meses. A medida significa redução de 30% dos cargos gerenciais e representa economia de R$ 3,55 milhões/ano.
O processo de otimização da estrutura organizacional teve início há dois meses, em 1º de abril, com a redução de 15 funções gratificadas. Em junho, no dia 20, o Conselho de Administração decidiu pela extinção das duas diretorias e dos quatro cargos comissionados.
Na última quinta-feira, 4, foi anunciada a extinção de mais 33 funções gratificadas a partir de 1º de agosto. Nessa mesma data, será iniciada a revisão e análise contínua do desempenho da estrutura organizacional, para expandir o processo para as áreas descentralizadas.