A Biblioteca Pública de Santa Catarina está completando 159 anos neste dia 31 de maio. Localizada no centro de Florianópolis o espaço é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com um acervo de 115 mil volumes, incluindo obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional.
Periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX também podem ser encontrados na Biblioteca, com acesso livre a todos os cidadãos.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, e sábados, das 8h às 11h45min na rua Tenente Silveira, 343, Centro da Capital.
Atualmente, para facilitar a busca dos usuários, a biblioteca é dividida por setores:
Setor de Literatura – Localizado no 2º andar da Biblioteca Pública, o setor possui em seu conjunto mais de 15 mil exemplares. No acervo, estão disponíveis clássicos da literatura nacional e estrangeira, lançamentos e obras – em destaque – para os vestibulares das universidades catarinenses.
Todos os livros desse setor são passíveis de empréstimo domiciliar, reserva e renovação. A regra do serviço de empréstimo se iguala em todos os setores da BPSC: quatro obras, por um período de 15 dias (exceção: apenas um livro da coleção do vestibular pode ser retirado por vez).
Setor de Obras Gerais – Esse setor oferece atendimento ao usuário, orientações para estudos, pesquisas e consulta ao acervo.
Localizado no 1º piso, é considerado o setor de maior movimento da Biblioteca. Ali são realizadas as pesquisas escolares com enciclopédias, dicionários e anuários (coleção de referência).
O acervo é composto de enciclopédias, dicionários e didáticos, bem como material de referência e acervo geral.
Setor de Periódicos – Localizado no 2º piso este setor oferece aos usuários da biblioteca sua coleção de periódicos com circulação estadual, regional e nacional. Além do serviço de leitura e consulta cotidianas, o setor de periódicos oferece a possibilidade de reproduzir notícias e informações constantes nos quatro maiores jornais catarinenses e veiculadas nos últimos três anos.
Setor de Obras Raras – Este setor tem por finalidade organizar e conservar, de maneira apropriada, os materiais raros e antigos. Seu acervo é fechado, sendo a retirada dos livros das estantes feita somente por funcionários especializados da biblioteca, portanto as consultas aos materiais são permitidas somente naquele recinto.
Devido às características do acervo, não existe o empréstimo domiciliar. Para reprodução do material é vetado o uso de fotocópias, sendo possível a utilização de fotografia digital, sem uso de flash.