O documentário ‘’Kátia’’, de Karla Holanda, terá sua estreia em Santa Catarina no CineD, nesta segunda-feira, 24, às 12h e 19h. A exibição é gratuita e ocorre na Associação de Direitos Humanos (ADEH) com ênfase na sexualidade. Rua Trajano, 168, 3° andar, Centro, Florianópolis.
O filme fala sobre a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil, Kátia foi vereadora e vice-prefeita no município de Colônia do Piauí, no interior do Estado. O longa é o resultado de 20 dias de convívio da equipe com a personagem no seu pequeno município de 8 mil habitantes no sertão do Piauí.
Kátia levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Edição do 6º For Rainbow, realizado em Fortaleza. E o Prêmio de Melhor longa do Júri Popular e Melhor Filme na Mostra Competitiva Olhares Brasil do Festival Internacional de Curitiba, realizado esta semana na capital paranaense, “pela sua carismática personagem principal e sua forma honesta de lidar com um tema delicado”, segundo justificativa do júri.
O CineD é uma iniciativa da ADEH, com sessões nas segundas-feiras e com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.