Será lançado nesta terça-feira,4, o livro ‘’Ecoplamento-Teoria que explica o processo da assimilação do colapso ecológico por parte do sistema capitalista global’’, do autor Gert Schinke. O lançamento ocorre das 18h às 20h na livraria Livros & Livros, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).O preço do livro é RS 48, mas quem adquiri-lo no evento de lançamento para R$ 40.
A teoria exposta neste livro procura explicar uma percepção em torno da forma como se operam a relações das diferentes açõe ambientais em suas interfaces nas diversas esferas territoriais e institucionais, evidenciando os bloqueios que o sistema capitalista mundial coloca diante de toda ação de caráter ecológico, de forma a neutralizá-la nas esferas territoriais e institucionais similares ou superiores.
Para o autor militante ecologista, intelectual orgânico, ativista, propagandista de rua, as questões práticas exigem respostas concretas dos cidadãos e dos governos.
De acordo com o autor, este é um livro que promove o debate, provoca a polêmica e tem compromisso com a ação política no próprio movimento ecológico e na sociedade, denunciando a falsa democracia que se vive em nosso país e propondo uma refundação ecológica.
O autor
Gert Schinke nasceu em 1956, em Montenegro (RS). Desde 1993 reside no Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina.
É titular e representante catarinense na Coordenação Nacional do Setorial Ecossocialista Paulo Piramba do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), coordenador geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinense (FEEC) e presidente executivo do Instituto Para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (INMMAR).
Estudou Engenharia Mecânica e História na UFRGS. Autodidata, já fez mais de 300 palestras ecológicas pelo país. Participou da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), da Amigos da Terra, do Greenpeace e da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente’, em Cubatão, SP. Publicou o livro Ecologia Política (Editora Tchê, 1986).