spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Começa nesta quinta-feira a exposição Ponto e Traço com desenhos do artista Loro de Lima

VariedadesComeça nesta quinta-feira a exposição Ponto e Traço com desenhos do artista...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Será aberta nesta quinta-feira,27, a exposição Ponto e Traço, com desenhos do artista Loro de Lima. O evento, com visitação gratuita, ocorre às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça 15 de Novembro, 180, Centro). Loro de Lima estará presente para bater um papo com os visitantes a partir das 19h. A exposição fica aberta à visitação até 16 de agosto.

Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal, produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima criam a ordem e a desordem, formando imagens abstratas e figurativas que dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em significados.

Nascido em Florianópolis, em 1947, Lourival Pinheiro de Lima participa do movimento artístico da Ilha de Santa Catarina desde 1975. No ano seguinte viajou aos Estados Unidos, onde estudou na Art Students Leagne, em Nova Iorque, retornando com frequência ao país durante a década de 1980. Realizou diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para o 2º Salão Jovem Arte Sul América, no Museu de Arte de Santa Catarina (1982), o 9º Salão Nacional de Artes Plásticas – Sul, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1986) e a Exposição na OEA, em Nova Iorque (1991).

Em quase quatro décadas de produção artística, Loro de Lima está sempre reinventando sua linguagem na pintura, gravura, escultura ou no desenho, com traços que se movimentam entre o figurativo, o abstrato e o surrealismo. Foi considerado pelo crítico de arte e escritor Harry Laus (1922-1992) como um dos representantes da renovação da arte catarinense na década de 1980, época marcada pela pluralidade artística e estética que refletia conflitos do mundo contemporâneo.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem fazer agendamento na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.