spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Estudo realizado por aluna da Udesc mostra que treinamento físico melhora função sexual de homens com insuficiência cardíaca

SaúdeEstudo realizado por aluna da Udesc mostra que treinamento físico melhora função...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Um estudo realizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) constatou que um programa adequado de treinamento físico, baseado em exercícios em esteiras ergométricas é capaz de melhorar a função sexual de homens com insuficiência cardíaca.Os resultados do estudo serão apresentados nesta segunda-feira, 3 de junho, durante a defesa de dissertação de mestrado de Sabrina Weiss Sties, orientada pelo professor doutor Tales de Carvalho.

A defesa está marcada para as 8h, no auditório da Udesc Cefid, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Sabrina concluiu o Mestrado em Ciências do Movimento Humano com a dissertação sobre a “influência do exercício físico de alta intensidade na função erétil de pacientes com insuficiência cardíaca”.

O estudo verificou o efeito de um programa de exercícios físicos em um grupo de 20 homens com insuficiência cardíaca estável. Eles foram submetidos a 12 semanas de treinamento físico supervisionado em esteiras ergométricas. O objetivo foi avaliar a influência do exercício aeróbico de alta intensidade na função sexual dos pacientes. Antes e depois do programa de exercícios, os pacientes passaram por testes físicos e entrevistas estruturadas de acordo com padrões científicos adequados a esse tipo de estudo, constatando os efeitos.

Núcleo de Cardiologia
A pesquisa foi realizada com apoio do Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício da Udesc Cefid, que se dedica há mais de 20 anos à pesquisa na área. Coordenado pelo professor e médico cardiologista Tales de Carvalho, o núcleo também atende gratuitamente dezenas de pacientes com um programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

Esta é a terceira defesa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid neste semestre. Até 7 de junho, estão previstas mais seis defesas de mestrado e uma de doutorado.