spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Atendimento da Ouvidoria do Estado cresce quase 100% em abril

GeralAtendimento da Ouvidoria do Estado cresce quase 100% em abril
spot_img

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A assessoria de imprensa do Governo Estadual informou que no mês de abril a Ouvidoria Geral do Estado realizou 2.016 atendimentos, quase o dobro dos atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando o órgão recebeu 1.108 ligações com pedidos de informação, crítica ou sugestão ao Governo de Santa Catarina.

O maior número de atendimentos foi referente a assuntos ligados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como consulta a documentação de veículos, carteira de motorista e IPVA. O objetivo da Ouvidoria Geral do Estado é o de eliminar as ouvidorias paralelas em cerca de 20 órgãos baseado no decreto estadual nº 1.048/2012 que regulamenta a Lei de Acesso à Informação.

O artigo 55 traz a proibição da criação ou manutenção de ouvidorias independentes ou adversas ao Sistema Administrativo de Ouvidoria do Estado. Na Ouvidoria é gerado um número de protocolo e há a obrigação em fornecer a resposta em até 20 dias.

Apenas os órgãos monitorados por agências reguladoras, como Celesc, Casan, Agesc, Agesan, Imetro, Procon e as atividades de Saúde relacionadas ao SUS devem manter também links próprios de acesso ao “Fale Conosco”.

A Ouvidoria Geral do Estado presta atendimento online 24 horas por dia. Por meio do 0800-6448500, das 13h às 19h. Cartas e solicitações presenciais podem ser feitas diretamente no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Atualmente, 98% das demandas são feitas pela internet.