spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Após três meses de sumiço, jacaré fêmea retorna para o Parque Ecológico do Córrego Grande

VariedadesApós três meses de sumiço, jacaré fêmea retorna para o Parque Ecológico...
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Depois de três meses sem ser visto no Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis, o jacaré fêmea, chamada de Harolda, reapareceu no lago do parque no início desse mês.

Segundo o Departamento de Educação Ambiental da Floram (DEPEA), o motivo mais plausível para o sumiço do animal foi que ele tenha se afastado para acasalar, mas a hipótese só será confirmada se Harolda fizer ninho para ter os filhotes.

Harolda vive no local desde 2008, quando conseguiu entrar no terreno do parque vindo pelo córrego que passa em frente ao Shopping Iguatemi. Em abril de 2009, o até então “Haroldo”, já que se desconhecia o sexo do animal, sumiu, retornando alguns dias depois em cima de um grande ninho de folhas secas, onde colocou nove ovos. Destes, apenas um restou. Em 2011, ela teve uma ninhada com 16 filhotes e, atualmente, apenas oito vivem no lago grande.

Os filhotes do jacaré fêmea são presas fáceis para alguns animais, como as garças, que frequentemente visitam o lago. A mãe jacaré acaba também caçando algumas destas garças.

Foto: www.pmf.sc.gov.br