O mês de julho marcou os oito meses de implantação do programa do Governo do Estado para Microempreendedores Individuais (MEIs), “Juro Zero”, com a realização, até o momento, de 4150 operações em Santa Catarina.
Até meados do mês, a Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) já tinha pago mais de R$ 46 mil, referentes à oitava parcela do financiamento dos MEIs que não atrasaram suas prestações. Isso se refere ao pagamento de juros dos empréstimos realizados no dia oito de novembro de 2011, data em que programa foi lançado.
O foco do Juro Zero é incentivar o investimento produtivo e a formalização de empreendedores populares, promovendo a inclusão social e a geração de emprego e renda.
Além do empréstimo, o programa também prevê o acompanhamento especializado feito por agentes de desenvolvimento treinados pelo Sebrae.
Perfil dos Empreendedores Individuais
De acordo com o último relatório, 51,37% dos beneficiados pelo Juro Zero são mulheres e, do total, 32% têm entre 25 e 35 anos. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios lidera o ranking de empréstimos, seguido de cabeleireiros e obras de alvenaria.
Os dados apontam que o município com maior número de operações foi Joinville, que atendeu 226 MEIs. Lages, Florianópolis, Blumenau e Brusque aparecem na sequência.
Os números mostram, ainda, que 64% dos microempreendedores aumentaram as vendas após a inclusão no programa e mais de 80% dos negócios têm menos de cinco anos de atividades.