A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou à segunda instituição brasileira melhor qualificada no Ranking Web of World Universities, o Webometrics. No primeiro lugar se mantém a USP. No ranking passado, publicado no mês de janeiro, a UFSC ocupava a quarta posição.
Na classificação para a América Latina, em que figurava como quinta universidade, a UFSC também passou a segunda colocada. No ranking mundial, a UFSC está entre as cem universidades do mundo: subiu da 129ª posição para a 98ª.
O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicado duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise do material disponibilizado nos sites das universidades.
Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University se mantêm no topo da classificação mundial. Entre as brasileiras, lideram a Universidade de São Paulo (USP), UFSC e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).