O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira, 30, o fim da primeira fase e o início do período de 60 dias para avaliação das 12 propostas recebidas como soluções de mobilidade para a nova ligação entre a Ilha de Santa Catarina e a BR-101, em um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Dentro das propostas, estão seis ideias de soluções: pontes, túneis, veículos leves sobre trilhos e veículos leves sobre pneus, barcaças, ferry boats e até um túnel submerso sustentado por ilhas flutuantes. No ato, foi entregue ao governador uma análise prévia dos projetos apresentados, que nesta etapa ainda estão no plano conceitual.
O cronograma prevê o lançamento do edital da Parceria Público Privada (PPP) para o mês de dezembro de 2013. Esta seria a primeira PPP de Santa Catarina.
Em paralelo, uma comissão interdisciplinar, formada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) e SC Participações e Parcerias (SCPar), já trabalha na análise dos projetos apresentados desde a última quinta-feira, 26, um dia após o término do prazo para a apresentação de propostas pelas empresas nessa primeira fase do PMI.
Ao fim dos dois meses de análise, a comissão irá divulgar um parecer técnico para o início da segunda etapa. O período será utilizado pelos membros da comissão para elaborar quais são as exigências do Estado que devem estar presentes nos projetos.
Já na 3ª fase, o Estado autorizará o(s) proponente(s) que apresentar(em) o(s) melhor(es) projeto(s) a elaborar(em) os estudos finais para contratação da PPP. Podem ser escolhidas mais de uma proposta para encontrar uma solução para o problema de mobilidade na Grande Florianópolis.
Para conhecer mais detalhes das 12 propostas, clique aqui.
Foto: Antônio Carlos Mafalda / SECOM