O mutirão de conciliação promovido desde terça-feira pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/SC) na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, termina às 18h desta sexta-feira, 13.
As audiências para renegociação de dívidas integram a agenda do Programa Moradia em Dia, que beneficia 7,5 mil famílias catarinenses com atraso no pagamento das prestações de financiamento habitacional.
Estão sendo oferecidas diversas opções para renegociação dos débitos, acumulados desde a criação da Companhia, com descontos de até 100% nos juros de mora.
Os juros de mora cobrados em débitos atrasados representam um componente de peso na dívida total dos mutuários, principalmente quando a falta de pagamento se estende por um período mais longo. Com o acordo, o valor não é considerado e, na prática, o mutuário ganha um abatimento no montante a ser pago.
Com a renegociação da dívida, evita-se os custos inerentes ao processo e a possível inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).