Três empresas virtuais e uma residente são as novas incubadas do MIDI Tecnológico de Florianópolis. InPulse, Nextt, Céu Games e uTech atuam em áreas diversificadas: desenvolvimento de diagnósticos médicos, arquitetura de interfaces e marketing digital, jogos para empresas e plataformas mobile, e tecnologia em telecomunicações.
O MIDI, que tem como foco apoiar empresas nascentes de base tecnológica, oferece infraestrutura física para as empresas residentes, além de consultorias em diferentes áreas, treinamentos e oportunidades de negócios, aproximação das empresas com fundos de investimentos e outros benefícios para todas as incubadas.
Os benefícios da incubadora atraíram os três sócios da InPulse, nova incubada virtual especializada em dispositivos médicos para diagnóstico e tratamento. Entre os produtos que a InPulse busca alavancar está o Eletroestimulador Gástrico: um dispositivo implantado no estômago que reduz a sensação de fome e, com isso, ajuda a emagrecer. Os empreendedores, com formação em engenharia de controle e automação, foram contemplados pelo programa estadual Sinapse da Inovação e buscaram o MIDI para ajudar na estruturação do negócio.
Outra incubada virtual que pretende alavancar seus produtos é a Céu Games: empresa que produz jogos para dispositivos móveis (iOS e Android) e games como serviço, voltados para empresas, publicidade e para o setor educacional. Os três sócios, formados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), tiveram a ideia do negócio em uma disciplina de empreendedorismo – agora, buscam usar as consultorias e parcerias do MIDI para investir em uma área pouco explorada na região norte do estado.
Expandir as oportunidades do mercado também é o objetivo da Microtech, incubada residente que desenvolve soluções para telecomunicações, como hardware para Voz sobre IP (VoIP) e adaptadores de rede. Os três sócios, engenheiros eletricistas por formação, trabalhavam numa mesma organização e saíram, em 2010, para investir em um negócio próprio dentro de uma área com muitas oportunidades.
Assim como a Microtech, a incubada virtual Nextt busca um ambiente de troca de conhecimento com outras organizações. A empresa é especializada em projetos de interação com o usuário, desenvolvendo a parte visível de aplicações (o chamado front-end) de acordo com boas práticas de usabilidade. Para os dois sócios da Nextt — com formação em design e sistemas de informação — ter o respaldo da incubadora ajuda a posicioná-los no mercado de tecnologia de Santa Catarina.
Em 13 anos, o MIDI já ofereceu suporte a 60 empresas já graduadas. Atualmente, apoia 22 incubadas: 11 residentes e 11 virtuais.