Os resultados de projetos na área da saúde apoiados pelo governo estadual serão divulgados no Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para Sistema Único de Saúde (PPSUS), que começa nesta quinta-feira, 28, e termina sexta, 29 , das 9h às 12h e das 13h30 às 19h no INOVA@SC, ParqTec Alfa, na SC-401, em Florianópolis. O evento é aberto ao público.
As 28 propostas aprovadas por meio de uma chamada pública foram financiadas com um total de R$ 3,1 milhões repassados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC).
Um dos projetos aprovados trata da diversidade genética do vírus HIV-1 em pacientes soropositivos. Outro foca na tuberculose e outras doenças pulmonares causada por microbactérias em indivíduos soropositivos.
No seminário também serão abordadas as redes de atenção à saúde mental na infância e as doenças não transmissíveis nas macrorregiões de saúde, fora o processo tecnológico de diagnóstico por imagens médicas de câncer de mama e moléstias como diabetes e pressão alta.
Além da apresentação dos resultados, consultores irão avaliar os estudos e dar seus pareceres.