spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Florianópolis Audiovisual Mercosul começa hoje com exibição do doc ”A luz do Tom”

VariedadesFlorianópolis Audiovisual Mercosul começa hoje com exibição do doc ''A luz do...
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

A 16ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2012, festival e fórum que exibirá 70 filmes do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Venezuela, começa nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Capital.

Após a cerimônia de abertura, será exibido o documentário “A luz do Tom”, com a presença do diretor, Nelson Pereira do Santos, cineasta homenageado pelo evento, às 21h. O FAM ocorre até a sexta-feira que vem, 22.

O documentário inédito do renomado diretor de 83 anos, codirigido por Marco Altberg, é baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, escrito por Helena Jobim, irmã do maestro.

O longa-metragem retrata histórias de Tom Jobim através de mulheres importantes na sua vida: sua irmã Helena, a primeira esposa Thereza e a segunda, Ana. A entrevista com Helena foi filmada em Florianópolis em 2008.

Mostras não-competitivas

O festival terá duas mostras não-competitivas a partir desta sexta-feira: “Mostra de Longas Mercosul”, a principal, sempre às 21hs, no Auditório Garapuvu, com capacidade para 1,4 mil lugares, e a “Mostra Outros Olhares”, com curtas-metragens do Uruguai.

Desde a última segunda-feira, 11, ocorreu a “Mostra Homenagem Nelson Pereira dos Santos”, com exibição de seis filmes, encerrando com o lançamento de “A luz do Tom”, na abertura do evento, nesta sexta-feira.

Na mostra de longas, serão exibidos filmes como a ficção “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, sobre um poeta inconformado e anarquista, editor de um tabloide, e “Pegadas Salgadas”, de Luciano Burin, documentário sobre o surfe em Florianópolis.

Mostras competitivas

Quatro outras mostras são competitivas: “Mostra de Curtas Mercosul” (35 mm/digital), com 20 filmes de ficção, documentário e animação, e mais três convidados, fora da competição; “Mostra Infanto-Juvenil” (seis filmes para uma plateia formada principalmente por alunos de escolas públicas), “Mostra Catarinense” (sete filmes realizados em Santa Catarina, de curta e média-metragens) e “DOC FAM”, exclusiva para documentários, com seis filmes.

A programação completa do FAM 2012 pode ser conferida aqui.

Foto: Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM, e o diretor Nelson Pereira dos Santos — por Daniel Guilhamet