O grupo teatral francês Companhia Defracto apresenta o espetáculo “Circuitos Fechados” neste sábado, a partir das 20h, no Teatro do Colégio Menino Jesus, no Centro de Florianópolis. O ingresso custa R$ 20 inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e assinantes do Clube do Assinante DC.
A trupe vem da França e investe no chamado “novo circo”, misturando malabarismo, expressão corporal e música. A apresentação será única e integra a programação cultural 2012 da Aliança Francesa.
O espetáculo trata de uma relação de dependência mútua, com dois personagens definidos mais em função da relação entre eles do que pela identidade de cada um. É em volta da obsessão de Gomi que se estabelece a interação entre os protagonistas. Mit entra no jogo do parceiro e procura canalizar esta neurose, aceitando fazer parte dela: em vez de tentar corrigi-lo, decide se juntar na vivência.
Eles são interpretados por um dueto de malabaristas autodidatas, Mihn Tam Kaplan e Guillaume Martinet. O primeiro trabalhou durante nove anos com a companhia sueca Cirkus Cirkör na Europa e na Ásia, o outro aprimorou sua técnica treinando no Centro de Artes do Circo em Toulouse, o Lido. Ambos têm como alvo o desenvolvimento de impressões visuais, de um grafismo abstrato com pontos e linhas formado pelas peças em movimento.
Esta concepção da técnica de malabares como uma “disciplina gráfica e rítmica” considera qualquer coisa em cena como participante da manifestação artística. Cenografia, objetos e malabaristas são colocados em um mesmo patamar na escala de criação.
O Teatro do Colégio Menino Jesus fica na Rua Esteves Júnior, 696, Centro.