A nova versão do portal CurtaDoc, primeiro catálogo brasileiro de documentários curtas-metragens na internet, foi lançada junto com a abertura do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM e já está no ar.
Nesta nova fase, o portal se abre para a América Latina. Realizadores latino-americanos podem inscrever suas produções no site e integrar o acervo, que conta atualmente com 800 documentários produzidos nos últimos 50 anos.
O CurtaDoc é um projeto transmídia realizado pela Contraponto, produtora de Florianópolis. Ele começou como um programa de televisão para o canal educativo SESCTV, revelando uma seleção representativa do curta-metragem brasileiro no gênero documentário. A série semanal, no ar desde outubro de 2009, terá sua terceira edição dedicada a produções latino-americanas.
O catálogo na web tem como objetivo estimular ainda mais a discussão sobre a cultura do documentário e o espaço de exibição, potencializando o acesso aos filmes. Os curtas podem ser assistidos na íntegra e servem como fontes de pesquisa para realizadores, pesquisadores, professores, estudantes e interessados.