O posto de informações turísticas da Prefeitura de Florianópolis e do Governo do Estado, instalado no Terminal Rodoviário Rita Maria, atende uma média de três mil turistas por semana. “A maioria é formada por jovens que procuram os embalos da noite e pousadas”, explicou a atendente Solange Cardoso Costa, 48 anos. O posto de atendimento, ao lado do desembarque de ônibus, funciona das 8h às 19h, de segunda a segunda. De acordo com Solange, o maior movimento é nos finais de semana.
A engenheira Valéria Schneider, 29 anos, que chegou de Recife, foi direto ao balcão do posto de informações solicitar um mapa da cidade e ainda recebeu guias de restaurantes, hotéis, pousadas, roteiros de turismo de aventura e folder sobre as praias e as belezas naturais que a cidade oferece.
Valéria ficou encantada com o material que recebeu sobre os pontos turísticos de Florianópolis e disse que pretende ficar na cidade alguns dias. “Estava só de passagem, mas acho que vou mudar de idéia. Esta ilha é muito bonita”, elogiou.
Trabalham no posto de informações uma atendente, duas funcionárias que cuidam da parte administrativa e sete estagiários. Além de conhecer a história da cidade, é necessário que o atendente domine inglês e espanhol.
A atendente Solange disse que muitos visitantes, principalmente os argentinos, procuram por Canasvieiras por causa do “boom” que o balneário sofreu no final da década de 90. Porém, quando recebem guias turísticos com outros destinos ficam deslumbrados pela Costa Leste, onde se concentram vários albergues, pousadas e muita badalação noturna.