spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 janeiro 2025

Grupo RBS apresenta em Florianópolis ranking inédito sobre mobilidade urbana em Santa Catarina

EventosGrupo RBS apresenta em Florianópolis ranking inédito sobre mobilidade urbana em Santa...
spot_img
spot_img

Compartilhe

1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana em Santa Catarina irá apresentar, nesta terça-feira (22), uma pesquisa inédita sobre a mobilidade urbana nas dez cidades mais populosas do Estado e contará com a presença de autoridades e especialistas no assunto

O Grupo RBS, por meio dos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina e em parceria com o Instituto Mapa, promove nesta terça-feira (22) o 1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana em Santa Catarina. O objetivo do encontro é apresentar uma pesquisa inédita que diagnosticou os melhores e os piores cenários dos transportes coletivos, serviços de táxi, trânsito e mobilidade nas dez cidades mais populosas de Santa Catarina. Além de representantes do Instituto e do Grupo, estarão presentes autoridades e especialistas para mostrar um panorama real da situação, discutir sobre o tema e sugerir soluções.

A pesquisa foi realizada no período de 06 a 28 de agosto de 2011 e faz parte do projeto IMU – Indicadores de Mobilidade Urbana, do Grupo RBS em parceria com o Instituto Mapa. Foram analisadas as dez maiores e mais populosas cidades do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça. O estudo mostra números de veículos por domicílio, locomoção e o uso dos meios de transporte, problemas e ocorrências relacionadas ao congestionamento, ocorrências de acidentes, análise das atuais condições de mobilidade urbana e avaliação e ranking do serviço de táxi, entre muitos outros indicadores e informações.

O estudo também apresenta as expectativas e os meios de transporte que o público gostaria de utilizar, informações relacionadas ao uso da bicicleta e as condições para o uso do transporte coletivo. Foram sinalizados indicadores mensuráveis e comparáveis para gerar um ranking entre os municípios.

A participação no Fórum é gratuita e aberta ao público e será realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, entre 15 e 18h. Após a apresentação da pesquisa, haverá uma palestra com o professor do Departamento de Economia da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e do Instituto de Relações Internacionais da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Abramovay. Em seguida, será aberto um debate com o especialista da USP, o presidente da Comissão de Transportes da Casa, Deputado Valdir Comin, o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e especialista em planejamento urbano, Elson Manoel Pereira e o presidente do Monatran (Movimento Nacional de Educação no Trânsito), Roberto Bentes de Sá.

Abaixo a programação do evento:

– Apresentação dos resultados da pesquisa pelo Diretor-presidente do Instituto MAPA – José Nazareno Vieira;

– Palestra com Professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, Prof. Ricardo Abramovay;

– Debate com os convidados:

· Presidente da Comissão de Transportes da Casa, Deputado Valdir Comim;

· Professor da UFSC e especialista em planejamento urbano, Elson Manoel Pereira;

· Presidente do Monatran, Roberto Bentes de Sá.