Estréia segunda-feira (15) o documentário “Franklin Cascaes”, uma narrativa de 30 minutos montada com gravações nas quais o personagem-título conta sua história e descreve seu método de trabalho. A voz e a obra de Cascaes apresentadas no vídeo são contextualizadas com depoimentos de pesquisadores que dão uma visão múltipla ao artista catarinense no ano de seu centenário. O projeto é uma realização da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e foi produzido por Édina De Marco, Norberto Verani Depizzolatti e José Rafael Mamigonian.
Serviço
O QUÊ: Lançamento do documentário “Franklin Cascaes”
QUANDO: 15/12 – 20h
ONDE: Cineclube Nossa Senhora do Desterro – Centro Integrado de Cultura (CIC) Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600/Agronômica
QUANTO: Gratuito
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural Franklin Cascaes
Ficha técnica
Ano de produção: 2008
Duração: 30 minutos
Janela: 4×3 fullscreen
Sistema: NTSC
Região: ALL
Gênero: documentário
Entrevistas com Franklin Cascaes realizadas e cedidas por Gelci José Coelho e Raimundo Caruso.
Depoimentos
Anamaria Beck
Gelci José Coelho
Henrique Pereira Oliveira
Raimundo Caruso
Sílvio Coelho dos Santos
Entrevistas
Édina De Marco
Norberto Verani Depizzolatti
Filmagem e edição
José Rafael Mamigonian
Acervo iconográfico
Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral / UFSC – Casa da Memória / FCFFC – Cinemateca de Curitiba – CPDOC / FGV-RJ – Fundação Hassis – Sérgio Vignes
Apoio cultural
Cinemateca Catarinense
Fundo Municipal de Cinema
Realização
Edina De Marco
José Rafael Mamigonian
Norberto Verani Depizzolatti
Autores
José Rafael Mamigonian é graduado em Cinema pela ECA-USP. Colaborou em diversas produções independentes como fotógrafo, montador, operador de câmera. Produziu e dirigiu o documentário em longa-metragem “Seo Chico, um retrato”.
Edina de Marco é graduada em Artes Plásticas e mestre em Educação e Cultura. Artista visual e professora de artes, coordenou, de 2003 a 2007, as ações educativas e culturais do Museu Histórico de Santa Catarina, onde, dentre outros projetos, concebeu e coordenou o projeto “Escolas no Museu”. Também atua produtora cultural e como curadora independente.
Norberto Verani Depizzolatti é graduado em Engenharia Civil e Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, e especialista em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense e presidente do Fundo Municipal de Cinema. Através da Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura, especializou-se em conservação de acervos fotográficos junto ao Centro Português de Fotografia e Arquivo Fotográfico Câmara Municipal de Lisboa. Atualmente é o conservador responsável pelo Banco de Imagens e da Fonoteca da Casa da Memória da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.