O prefeito em exercício, Bita Pereira, dá posse na próxima quarta-feira (17/12) para o Conselho Municipal de Entorpecente. Fazem parte do conselho 17 integrantes: 11 governamentais e 6 não-governamentais. Além dos 17 conselheiros titulares estarão também na mesa outros 17 suplentes. Após a posse, quando então será criado o regimento interno, os conselheiros elegem um presidente.
De acordo com uma das conselheiras, Irma Remor da Silva, da Secretaria da Assistência Social, o conselho integra os sistemas federal, estadual e municipal de prevenção, fiscalização e repressão ao uso do entorpecente. Ela disse que uma das funções do conselho é auxiliar e cooperar com as atividades de prevenção e fiscalização do tráfico e uso de substâncias entorpecentes que determinam dependência física e química.
Irma ressaltou que um das frentes de trabalho do Conselho Municipal de Entorpecentes será elaborar um levantamento de adolescentes envolvidos no consumo e tráfico de crack em Florianópolis. Com esta estatística, o conselho terá mais subsídios para atacar o problema da expansão do crack, considerada a droga mais devastadora da atualidade.
Irmã lembrou que o conselho foi criado pela Lei 3.713/92 e reativado pelo decreto 6.325, de 24 de novembro de 2008. Ela disse, ainda, que o órgão será gerenciado, diretamente, pelas Secretarias Municipais da Saúde e Assistência Social.