Após as chuvas que provocaram mortes e destruição em muitos municípios catarinenses, a prioridade agora é a reconstrução para retomada das atividades normais. Tendo em vista o início do ano letivo, em fevereiro de 2009, uma nova campanha será lançada neste sábado (6/12), às 20h, no encerramento do 5º Encontro das Empresas Prestadoras de Serviço de Santa Catarina (ENPRESC), em Florianópolis. O objetivo da iniciativa é arrecadar material escolar para ser distribuído entre quase 20 mil famílias de trabalhadores desse segmento que foram atingidas pelas enchentes.
Criado em 2004, o ENPRESC é uma promoção do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do estado (Seac/SC) e do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina (Sindesp/SC). Além das palestras e de outras atividades, um dos pontos altos do encontro é a entrega do Troféu Solidariedade aos melhores projetos sociais desenvolvidos no segmento em 2008, e o lançamento da campanha de arrecadação de material escolar, novidade deste ano.
A campanha vai mobilizar as 35 empresas associadas às duas entidades, e que congregam quase 50 mil trabalhadores no estado – quase 35% deles foram atingidos por enchentes ou deslizamentos de terra. “Com essa ajuda, as crianças vão poder voltar às aulas sem que isso represente uma despesa a mais para quem já perdeu tanto com essa tragédia”, explica Evandro Linhares, gerente executivo dos dois sindicatos.
Troféu Solidariedade
Além da campanha, o Sindesp e o Seac criaram o Troféu Solidariedade para conscientizar empresários do setor sobre a importância do apoio a projetos de responsabilidade social, com premiação anual feita nos encontros estaduais. O estímulo às práticas sociais entre as empresas do setor, segundo o Presidente do Seac-SC, José Augusto Pereira dos Anjos, contribui para difundir a solidariedade o ano inteiro. “Num país com tantas desigualdades e injustiças, é importante incentivar projetos com foco na humanização das pessoas e dar bons exemplos de responsabilidade social”, enfatiza.
“A premiação dá visibilidade aos projetos sociais das empresas, e incentiva novas adesões”, ressalta o Presidente do Sindesp, Ênio Back, destacando que este ano 11 empresas estão concorrendo ao troféu. A seleção das melhores práticas sociais foi feita com apoio do Instituto Voluntários em Ação (IVA) e a coordenação do evento é da Agência MK3 Marketing Ltda.
Em 2007, na categoria Ação Continuada, a vencedora foi a empresa Vigilância Radar Ltda, com a proposta “Vigilantes da Natureza”, voltada à preservação ambiental. E na modalidade Ação Pontual foi premiada a empresa Organizações Limger, com o projeto “Ação Ecológica Limger”, na área de educação ambiental para crianças e adolescentes.