Maurício da Silva Selau lança livro sobre os conflitos envolvendo os Xokleng e os imigrantes italianos na região sul do estado
No próximo dia 11 de agosto, a partir das 19 horas, o professor Maurício da Silva Selau participará de uma sessão de autógrafos na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, promovendo o lançamento do livro A ocupação do território Xokleng pelos imigrantes italianos no sul catarinense (1875-1925): resistência e extermínio.
A obra é resultado de uma pesquisa histórica feita pelo autor, estruturada com base em fontes oficiais, jornais, depoimentos de imigrantes e seus descendentes, fotografias e mapas da região.
“Eu tinha a sensação de que faltava uma explicação mais fundamentada em fontes para descrever o processo ocupação territorial e a formação das colônias no sul catarinense. Aliado a isso, fiz leituras me permitiram perceber a existência de outro povo na região, antes do surgimento das colônias formadas por imigrantes: o grupo Xokleng”, conta Maurício.
O livro discute a exploração da região sul do estado, visando à implantação de colônias por parte do governo imperial, e como esta exploração motivou a espoliação das terras indígenas. A fundação das colônias, incentivada pela legislação da época, teve como consequências uma contínua diminuição da floresta, reduzindo as condições de sobrevivência dos Xokleng.
“O extermínio do grupo Xokleng no sul catarinense e a consequente espoliação de suas terras foi possível devido à política indigenista do século XIX, que dava respaldo aos imigrantes que classificavam os indígenas como incapazes de convívio com a sociedade. As ações que foram desenvolvidas pelos chamados bugreiros, visando à segurança das colônias, consistia no extermínio dos Xokleng com aval das autoridades constituídas”, explica o autor.
O livro sugere uma reflexão por parte dos leitores sobre os processos históricos dos quais fazem parte direta ou indiretamente, contribuindo para a abertura da discussão sobre a origem das colônias e a conflituosa relação interetnica existente na sociedade até os dias atuais.
Sobre o autor
Maurício da Silva Selau é natural de Porto Alegre/RS, radicado no sul catarinense desde 1990, graduado em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – ULHT.
É professor do Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE, no município de Orleans, lecionando nos cursos de Museologia, Pedagogia e Medicina Veterinária. Maurício também ministra aulas de História no Colégio São Bento, de Criciúma, e é membro da JP Cultural – Assessoria Cultural e Museológica.
Sobre o evento
O lançamento do livro A ocupação do território Xokleng pelos imigrantes italianos no sul catarinense (1875-1925): resistência e extermínio (Ed. Bernúncia, 192 pág., R$ 50), e sessão de autógrafos com o autor Maurício da Silva Selau será no dia 11 de agosto, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6001