Pego de surpresa pela alteração no prazo de entrega do aeroporto, que não foi comunicada pela Infraero, o governado em exercício, Leonel Pavan, classificou como preocupante o atraso na entrega das obras. Ele afirmou que o governador Luiz Henrique da Silveira deve agendar contato para tratar do assunto com o presidente Lula assim que voltar de viagem ao exterior.
Também em viagem, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, afirmou que, na próxima semana, deve reunir o trade turístico para traçar um plano de ação em parceria com o governo estadual.
De acordo com ele, o aeroporto Hercílio Luz tem papel fundamental no planejamento para o turismo no Estado, o qual inclui a atração de vôos charters (fretados) da Europa. Atualmente, o terminal da Capital é líder no país no recebimento desse tipo de vôo.
– Quanto mais se protelar essa ampliação, mais teremos que trabalhar para manter o turismo de SC e explorar novos mercados.
Retrocesso depois de duas conquistas
O impasse sobre a ampliação do aeroporto ocorre pouco tempo após conquistas que animaram o setor. No final do mês passado, Santa Catarina foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor destino turístico do país. Neste mês, Florianópolis foi escolhida sede do Fórum Mundial de Turismo de 2009.
A permanência das limitações do aeroporto também frustra o setor diante da possibilidade de se expandir o turismo de estrangeiros, que seriam atraídos pela valorização do dólar provocada pela crise global.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC), Wilson de Macedo, a ampliação do Hercílio Luz teria efeito direto no aumento de turistas, com mais vôos e, também, exibindo um cartão de visitas melhor.
– Se você chega a um local e o aeroporto é ruim, já sai com má impressão. E é isso que está acontecendo em Florianópolis.