Avelino Lombardi, 56 anos, veio de Blumenau somente para passar o sábado na Praça XV de Novembro, em Florianópolis. Porém, ao contrário das dezenas de turistas que costumam visitar o local para tirar fotos como recordação do passeio, o empresário catarinense abdicou do dia de lazer para limpar um dos principais pontos turísticos da cidade, numa ação social que envolveu 150 voluntários ligados a empresas de asseio e conservação do estado. “Essa praça não pertence apenas à Capital. Ela é um cartão postal de Santa Catarina que recebe gente de todos os lugares. É um patrimônio dos catarinenses que precisa ser cuidado. Por isso eu vim ajudar”, disse o proprietário da empresa Segura Serviços Ltda, que além da esposa, Marlene, trouxe dois funcionários também como voluntários para auxiliar no projeto.
O mutirão de limpeza, com o mote “Preservando o que é Nosso”, foi uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina (Seac/SC) em comemoração aos 20 anos da entidade. Durante toda a manhã, os voluntários trabalharam na lavação da praça, limpeza dos canteiros e coleta de lixo. As equipes retiraram do local cerca de 700 quilos de material orgânico, tais como folhas secas, restos de comida e até excrementos. Também foram recolhidos copos descartáveis, latas, seringas, preservativos e outros produtos do descaso das pessoas com o espaço público.
A ação em Florianópolis integrou um movimento realizado em todas as capitais brasileiras pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) com o objetivo de fazer um alerta com relação à poluição das áreas verdes. “Todos nós somos responsáveis pela conservação ambiental no planeta e também por garantir que Florianópolis continue sendo a capital da qualidade de vida no país”, justifica o presidente do Seac/SC, José Augusto Pereira dos Anjos.
Além das empresas associadas ao Seac/Sc, o mutirão contou com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Secretaria de Obras, Guarda Municipal de Florianópolis, Comcap e Polícia Militar/SC. A ação, coordenada pela Mk3 Marketing Ltda, teve ainda como parceiras as empresas Banana Brasil, Macrovita, Água Mineral da Guarda e Colônia, que doaram alimentos e bebidas para os voluntários, e a Kuerten Ltda – fornecedora dos produtos utilizados na limpeza.
Durante a operação foram distribuídos 5 mil folhetos educativos e, ao final do evento, os organizadores plantaram uma muda de Manacá da Serra, simbolizando o esforço coletivo para conservar um dos patrimônios mais visitados da cidade. A ação foi encerrada com um abraço na Praça XV de Novembro, nas imediações da figueira. O projeto deve ser repetido em 2009, abrangendo outros municípios do estado.