Foi lançado nesta quarta-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa a primeira edição da Certificação Responsabilidade Social e do Troféu Destaque SC. As distinções, criadas pela Lei nº 12.918, de 23 de janeiro de 2004, serão concedidas anualmente a empresas privadas e entidades com fins não econômicos. A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e preservação ambiental. As inscrições abrem dia primeiro de abril pelo site.
A Certificação de Responsabilidade Social e o Troféu Destaque SC é uma promoção conjunta da Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Ministério Público de Santa Catarina, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), Observatório Social de Florianópolis (OSF); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio).
O presidente da Casa Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), definiu a Certificação como um reconhecimento às empresas que têm preocupação efetiva com sua atuação social, além da sua função econômica. “Hoje isso já ocorre nas corporações, mas muitas vezes não tem o destaque devido. O objetivo é incentivar outras instituições a fazer o mesmo trabalho e prestar serviços à comunidade. Assim, o ganho econômico cresce simultaneamente à responsabilidade social, que será identificada por esta comenda oferecida pela Casa Legislativa”, explicou. Para o 1º vice-presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte (foto ao lado), ações de responsabilidade social já foram incorporadas no dia a dia dentro das empresas. “Indústrias que não atuam de forma responsável ficam fora do processo de desenvolvimento sustentável. E o Sistema FIESC, por meio do SESI e do SENAI, auxilia as empresas a adotarem ações que promovem a responsabilidade social”, fala Côrte.
Avaliadas por intermédio de seus Balanços Sociais, as instituições inscritas terão vários itens analisados, entre eles a participação dos empregados nos resultados econômicos, as possibilidades de desenvolvimento oferecidas, o nível de interação com a comunidade e o cuidado com o meio ambiente. Serão concedidas duas modalidades de reconhecimento: Certificado de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC.
O primeiro será concedido às empresas privadas e entidades com fins não econômicos que apresentarem seu balanço social e atingirem pontuação mínima em relação aos indicadores. O Troféu será oferecido às empresas privadas certificadas, de acordo com seu porte e segmento de atuação, que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social, sendo classificadas segundo indicadores qualitativos e quantitativos.
Inscrições
Para habilitar-se à Certificação e concorrer ao Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, as empresas privadas e entidades com fins não econômicos deverão realizar as inscrições no período de primeiro de abril a 30 de junho, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento eletrônico do formulário constante no site