Durante reunião, entre a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o andamento das obras do Projeto foram apresentados e elogiados.
Os relatórios trimestrais das atividades do Projeto Maciço do Morro da Cruz foram apresentados por técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental para diretores da Caixa Econômica Federal. Durante o encontro foi destacada a contratação da construção das primeiras 50 casas, do projeto executivo do transporte funicular da Rua José Boiteux e do Galpão de Reciclagem de Materiais do Alto da Caieira.
Segundo o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, àtila Rocha, esta etapa foi alcançada depois que muitas dificuldades foram ultrapassadas pela Prefeitura. “Principalmente aquelas relacionadas ao excesso de chuvas ocorrido no período 2008/2011, quando o projeto completou três anos de execução e da carência de mão-de-obra, face o aquecimento da construção civil”, destacou o Secretário.
A equipe de gerenciamento do PAC do Ministério das Cidades (GEPAC) parabenizou a Prefeitura pelo desempenho alcançado e ressaltou que foi o melhor índice em Santa Catarina e um dos melhores do Brasil. De acordo com eles, um exemplo a ser seguido por muitos outros municípios pelo profissionalismo, lisura e persistência com que a equipe da PMF persegue soluções e alternativas para as dificuldades encontradas.
Devido aos resultados apresentados o Ministério das Cidades concedeu, pela segunda vez, o premio de redução de contrapartida de 20 % em relação ao contrato inicial. No total são cerca de R$ 3 milhões, recurso que poderá ser convertido em novas obras ou ações do programa.