spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Conheça um pouco mais sobre o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau

TurismoConheça um pouco mais sobre o Florianópolis e Região Convention & Visitors...
spot_img

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O QUE É O FC&VB?

Florianópolis, a exemplo das principais cidades do mundo e das capitais brasileiras com vocação para o turismo de eventos, negócios e lazer, tem o seu Convention & Visitors Bureau, uma associação privada, sem fins lucrativos que objetiva captar eventos, promover a imagem da Capital e apoiar as iniciativas que contribuam para o aumento do fluxo de turistas e para o desenvolvimento da economia da região. Atualmente a entidade é formada por 122 empresas da iniciativa privada, atuantes no setor de turismo, como: agências de turismo, organizadoras de eventos, hotéis, centros de convenções, restaurantes, empresas de transportes, buffet, aluguel de equipamento audiovisual, etc.

Além disso o Florianópolis e Região C&VB tem assento e representa o seu segmento junto às Federações Brasileira e Catarinense de Convention & Visitors Bureux e no Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis.

Os mais de 1.000 Convention Bureaux espalhados pelo mundo e os mais de 100 atuantes no cenário nacional são organizações cujo objetivo principal é a promoção da imagem da cidade ou região e o aprimoramento da infra-estrutura e serviços turísticos.

Embora totalmente independentes entre si, diferindo em formas de constituição e/ou administração os Conventions Bureaux mantêm um estreito relacionamento, além de compartilharem uma filosofia de trabalho e de cooperação comuns, objetivando o desenvolvimento e a formação de uma consciência do importante papel do turismo como atividade econômica.

QUAL A SUA FINALIDADE?

OBJETIVO GERAL

Desenvolver e aprimorar a infra-estrutura e os serviços turísticos na cidade de Florianópolis e região Metropolitana, visando a atração de visitantes através do planejamento e execução de ações de marketing, que resultem na formação de uma imagem favorável para a realização de eventos, viagens, programas de incentivo e projetos turísticos diversos.

– captar e gerar eventos, feiras e congressos de alcance regional, nacional e internacional para a região da Grande Florianópolis;

– fomentar e desenvolver o turismo de lazer e eventos na região da Grande Florianópolis;

– colaborar com o poder público e entidades privadas na promoção do destino turístico da região de abrangência;

– desenvolver ações para captar visitantes para região da Grande Florianópolis;

– colaborar com os poderes públicos como órgão técnico, consultivo e deliberativo, no estudo e solução de problemas;

– fomentar o desenvolvimento e o incremento da atividade econômica do setor de turismo, bem como das demais atividades que com este estejam direta ou indiretamente relacionadas;

– atuar no estímulo para o crescimento da indústria de viagens e turismo, aproximando seus associados e outras entidades que trabalham em prol do desenvolvimento deste segmento;

– Promover treinamentos e cursos objetivando aprimorar a mão-de-obra do setor de turismo e de eventos da cidade e Região Metropolitana de Florianópolis;

– Estimular, incrementar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento do turismo na Cidade e Região Metropolitana de Florianópolis, bem como manter a atualização do banco de dados;

– Prestar assessoria técnica às entidades ou empresas promotoras de eventos no estudo de viabilização e no projeto de realização de eventos na região de Florianópolis;

– Coordenar os contatos entre a iniciativa privada do trade turístico local e os órgãos governamentais.

QUEM ADMINISTRA A ORGANIZAÇÃO?

O Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau é administrado por um Conselho de Administração composto por 09 conselheiros titulares e 02 suplentes e um conselho fiscal com 03 membros titulares e 01 suplente, escolhidos entre os associados pela Assembléia Geral.

O Florianópolis e Região C&VB mantém ainda uma estrutura profissional que se incumbe em desenvolver as ações operacionais da entidade.

O FLORIANÓPOLIS E REGIÃO CONVENTION & VISITORS BUREAU É:

– Um organismo facilitador de informações, procedimentos e encaminhamentos de dados, que propicie fatores vantajosos nas exigentes negociações para sediar eventos;

– Uma fonte de consultas e apoio para empresas, associações, federações, órgãos públicos e privados potencialmente geradores de eventos;

– Um veículo de relações públicas com todas as entidades públicas e privadas, que possam gerar eventos, seja a nível local, regional, nacional e internacional.

O QUE FAZ UM CONVENTION & VISITORS BUREAU?

– Pesquisa, cataloga, organiza a relação de todos os equipamentos que compõem a infra-estrutura turística da cidade e aptos para sediar eventos e receber visitantes;

– Desenvolve material de divulgação e informação da cidade e as facilidades operacionais que a estrutura da cidade de Florianópolis e região oferece;

– Participa e promove eventos de divulgação dos equipamentos e serviços disponíveis na cidade;

– Realiza pesquisas e coleta de dados junto ao mercado gerador de eventos e emissor de turistas, que possam orientar as ações;

– Recepciona e convida autoridades e jornalistas da área, que representem interesses para a grande Florianópolis;

– Participa de entidades afins nacionais e internacionais de fomento a eventos e turismo;

– Incentiva e apoia a realização de eventos não sazonais, como órgão facilitador de informações e procedimentos;

– Unifica a comunicação com o mercado, reduzindo custos e aumentando a representatividade do segmento;

– Padroniza a oferta dos serviços e produtos turísticos, racionalizando as ações;

– Concentra os investimentos, reduz despesas, com ganho de escala;

– Ajusta o produtoXconsumidor.

COMO SE MANTÉM O FLORIANÓPOLIS E REGIÃO CONVENTION & VISITORS BUREAU?

Além da contribuição social paga por seus associados, há a Contribuição para o Turismo (Room Tax) cobrada pelos hotéis.

O QUE É A CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO (ROOM TAX)?

É uma taxa cobrada na diária do hóspede, quando da ocupação na rede hoteleira. Já é cobrada com sucesso nos principais pólos turísticos mundiais, e no Brasil, notadamente nas capitais.

QUAL A FINALIDADE DA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO (ROOM TAX)?

O montante arrecadado na rede hoteleira será utilizado para financiar as atividades do bureau, relativas à infra-estrutura operacional, material promocional da grande Florianópolis, ações de captação, geração e apoio a eventos.

OUTRAS FONTES DE FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES

Além das fontes próprias o Florianópolis e Região C&VB celebra parcerias para a execução de projetos específicos junto a organismos públicos municipais, estaduais e federais, órgãos de fomento, de educação e empresas privadas interessadas no desenvolvimento da indústria de viagens e turismo na Grande Florianópolis.

CONTATOS

Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau
Maria Cláudia (diretoria@florianopoliscvb.com.br)
Juliana Castanho (eventos@florianopoliscvb.com.br)
Telefone: +55 48 3222.4904
Endereço: Rua Feliciano Nunes Pires, 35 – 2º andar – Centro – Florianópolis / SC – CEP 88015-220