spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Mostra Fortalezas da Ilha de Santa Catarina fica em cartaz até 4 de fevereiro

VariedadesMostra Fortalezas da Ilha de Santa Catarina fica em cartaz até 4...
spot_img

Florianópolis se prepara para brilhar no Réveillon 2025

Contagem regressiva, 15 minutos de show de fogos, novo...

9 restaurantes imperdíveis para o verão na Grande Florianópolis

Confira os destinos turísticos para quem quer provar o...

Como Sales Design e SalesTech estão transformando as vendas corporativas

Unindo estratégia de mercado e inteligência artificial na área...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Permanece aberta à visitação no Museu Etnográfico Casa dos Açores, BR 101, quilômetro 197, em Biguaçu, a exposição Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. O museu fica na localizado na Rodovia BR 101 – Km 197, Biguaçu, SC. A exposição fica em cartaz até 4 de fevereiro.

Fortalezas da Ilha de Santa Catarina é composta por fotografias das fortificações de São José da Ponta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antônio (Ilha de Ratones Grande), além de trajes de época, réplicas de canhão e maquetes.

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem trabalhando com o objetivo de promover o estudo, a preservação, a divulgação e a valorização das fortificações históricas da Baia norte da Ilha de Santa Catarina.

A UFSC é gestora de três fortificações na região de Florianópolis: a Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, município de Governador Celso Ramos; a Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande; e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano, ambas junto à Praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina. Estes três monumentos estão abertos à visitação e são verdadeiros museus ao ar livre, pois preservam e contam a história.

O Museu Etnográfico Casa dos Açores possui acervo temático sobre a cultura açoriana no Estado de Santa Catarina, principalmente sobre a freguesia de São Miguel da Terra firme, fundada por casais açorianos no ano de 1752. O espaço que abriga o museu é um dos exemplares mais bem conservados da arquitetura luso-brasileira.

Outras informações pelo telefone (48) 3243-4166

Para conhecer mais sobre as fortificações mantidas pela UFSC, acesse o endereço www.fortalezas.ufsc.br. Sobre essas fortalezas e outras fortificações da Ilha de Santa Catarina: www.fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina

Promoção:
Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Arte e Cultura
Fundação Catarinense de Cultura

Realização:
Museu Etnográfico Casa dos Açores
Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC