Técnicos do Ministério da Cultura e do Instituto Elos chegam a Florianópolis nesta segunda-feira (8/11) para deflagrar a primeira etapa de mobilização social no Maciço do Morro da Cruz – região mapeada pelo governo federal para receber um Espaço Mais Cultura. A equipe do MinC será recebida às 9h, na sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), onde vai funcionar a base de trabalho do grupo durante os três dias de permanência na cidade.
A ação “Elos no Canteiro Mais Cultura”, que faz farte do Programa Mais Cultura, está sendo desenvolvida em 23 localidades no Brasil onde ocorrem obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A mobilização abrange três etapas: planejamento e visitas de campo; formação de disseminadores; e mutirão comunitário para realização de um sonho coletivo.
Expedição nas comunidades
Na segunda-feira (8/11), pela manhã, os representantes do Ministério da Cultura reúnem-se com técnicos da Fundação Franklin Cascaes, e secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação e Saneamento Ambiental para apresentar a metodologia de trabalho e planejar as estratégias de ação no Maciço do Morro da Cruz para identificação das características e necessidades da região.
À tarde, das 14h às 18h, na sede da FCFFC, acontece um workshop com os técnicos do MinC e da prefeitura municipal, lideranças comunitárias do Maciço e entidades parceiras. O objetivo é apresentar a ação “Elos no Canteiro Mais Cultura”, mobilizando e engajando as comunidades no processo de gestão e administração do Espaço Mais Cultura que será implantado.
Durante todo o dia de terça e quarta-feira (9 e 10/11), a “Expedição Mais Cultura” vai percorrer algumas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, mapeando manifestações culturais, equipamentos e entidades existentes. Em cada local visitado, a equipe vai ouvir moradores para identificar desejos e necessidades. A ação inclui ainda a Noite de Talentos, na terça-feira, das 18h às 20h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.
No final da tarde de quarta-feira, na sede da Fundação Franklin Cascaes, haverá mais um encontro técnico para definição dos representantes do município que farão o “Curso de Formação de Disseminadores Elos no Canteiro Mais Cultura”. A atividade, que integra a segunda etapa do processo de mobilização, está marcada para o período de 16 a 22 de novembro, em Florianópolis, abrangendo a região sul e sudeste do Brasil. A terceira e última etapa, denominada de “Mão na Massa”, consiste no planejamento e realização de um mutirão comunitário para colocar em prática ações locais decididas em conjunto com as comunidades, tais como recuperação de praças nos bairros onde serão construídos os Espaços Mais Cultura.
Serviço:
O Quê: “Expedição Mais Cultura em Florianópolis”
Visita técnica do Ministério da Cultura ao Maciço do Morro da Cuz
Quando: segunda a quarta-feira (8 a 10/11)
Onde: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC)
Forte Santa Bárbara
Rua Antônio Luz nº 260 – Centro
Agenda – 8 a 10/11
Segunda-feira (8/11) – sede da Fundação Franklin Cascaes
9h às 12h
– Reunião técnica
14h às 18h
– Workshop com lideranças comunitárias, PMF e parceiros
Terça-feira (9/11) – Morro da Cruz e Av. Mauro Ramos
9h às 17h
– “Expedição Mais Cultura” no Maciço do Morro da Cruz
18h às 20h
– Noite de Talentos e Sonhos no auditório da Secretaria Mun. de Assistência Social – Av. Mauro Ramos nº 1277 – Centro
Quarta-feira – Morro da Cruz e sede da FCFFC
9h às 14h
– “Expedição Mais Cultura” no Maciço do Morro da Cruz
14h às 17h
– Reunião técnica na sede da Fundação Franklin Cascaes