spot_imgspot_img
Florianópolis, 14 janeiro 2025

A Ponte Sumiu! Suspense infantojuvenil relata o impasse da ponte Hercílio Luz

VariedadesA Ponte Sumiu! Suspense infantojuvenil relata o impasse da ponte Hercílio Luz
spot_img

Pista de patinação no gelo é opção indoor em Florianópolis

Programação atende público de todas as idades e permanece...

CRA-SC elege novo presidente para a Gestão 2025-2026

O novo presidente do Conselho Regional de Administração de...

Nazaré brasileira: Jaguaruna estreia no cenário do Mundial de Ondas Grandes

Foto: Prefeitura Municipal de Jaguaruna Laje da Jagua promete reunir...

Férias com aventura é no Floripa Shopping!

Parque de Diversões, localizado no vão central, tem looping,...
spot_img

Compartilhe

Patrimônio histórico ou toneladas de aço sem uso e sem perspectivas? A ponte Hercílio Luz, construída há mais de 80 anos como a primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis – SC) e o continente, é o centro da trama do livro infantojuvenil ‘A Ponte Sumiu!’ (PalavraCom Editora), dos jornalistas Carlos Stegemann e Zé Dassilva, com lançamento marcado para a próxima quinta-feira (04-11), na livraria Saraiva do shopping Iguatemi, em Florianópolis. Contada pelo olhar esperto e instigado da adolescente Maria Vitória, que começa envolvida com assunto por sonhos assustadores e misteriosos. Ao fazer um trabalho escolar sobre o patrimônio histórico da cidade mergulha na história da antiga travessia, até descobrir, numa manhã de rotina para a cidade, que a ponte sumiu!

E o pior: ninguém deu por conta, não houve alarde, tampouco manchetes nos jornais ou pânico. Afinal, quando não se dá importância a algo, ele pode sumir sem que faça diferença. Inconformada, a menina começa a pesquisar cada vez mais sobre a antiga ponte e seu valor histórico, fazendo do trabalho escolar o resgate da memória da travessia. O problema é que Maria já não sabia distinguir realidade e ficção, passando a conviver com os fantasmas de quem construiu a ponte ou viveu naquela época. Entre personagens reais e fictícios e muito suspense, Maria é premiada pela atividade escolar, ganha fama e consegue chamar a atenção para a ponte e o sacrifício dos que lutaram e morreram por ela. Escrito pelo jornalista Carlos Stegemann e ilustrado pelo chargista Zé Dassilva, o livro tem prefácio do consagrado escritor catarinense Alcides Buss e recebeu a chancela do Ministério da Cultura para captar recursos via Lei Rouanet. A edição da Palavracom teve apoio das empresas Duas Rodas, Santa Rita e Multilog.

Autores – Stegemann é jornalista desde 1980, tem passagens pelo ‘Jornal do Brasil’, ‘O Estado’, revistas ‘Globo Rural’, ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’ e ‘Globo Ciência’. Publicou o livro ‘Sabor de Sucesso’ (2005), sobre a trajetória do empreendimento Box 32. Zé Dassilva tem vários livros publicados (‘Metropol – O Cometa da Bola) é chargista do Diário Catarinense desde 1998 e roteirista da TV Globo desde 2000. Já escreveu para os programas Casos & Acasos, Sai de Baixo, Casseta & Planeta, Sob Nova Direção e Linha Direta, onde também foi redator final.

Serviço

‘A Ponte Sumiu!’

Autores – Carlos Stegemann (textos) e Zé Dassilva (ilustrações)

Prefácio Alcides Buss

Editora Palavracom

Apoio Cultural (lei Rouanet) – Duas Rodas, Santa Rita e Multilog

Preço de capa – R$ 15,00

Lançamento: quinta-feira, 4 de novembro, a partir das 19h30Local: Livraria Saraiva – Shopping Iguatemi, Florianópolis, SC.Acompanhe novidades sobre este livro no site www.apontesumiu.blogspot.com