spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Carnaval fora de época movimenta economia catarinense

VariedadesCarnaval fora de época movimenta economia catarinense
spot_img

Florianópolis se prepara para brilhar no Réveillon 2025

Contagem regressiva, 15 minutos de show de fogos, novo...

9 restaurantes imperdíveis para o verão na Grande Florianópolis

Confira os destinos turísticos para quem quer provar o...

Como Sales Design e SalesTech estão transformando as vendas corporativas

Unindo estratégia de mercado e inteligência artificial na área...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Folianópolis, festa em formato de micareta que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro em Florianópolis, tem antecipado a vinda dos turistas para Santa Catarina. Movimento que antes se tornava intenso somente em meados de dezembro, início da temporada de verão, agora já começa em novembro, quando os foliões vindos dos quatro cantos do país lotam a cidade.

O evento movimenta cerca de R$4 milhões ao ano e mobiliza dois mil postos de trabalho na cidade entre empregos diretos e indiretos.

Segundo a organização da festa, a rede hoteleira do centro da cidade já comemora o número de leitos ocupados no período em que acontece o evento. “A expectativa é boa. Acredito que teremos um aumento significativo na ocupação da rede hoteleira este ano, superando os números do ano passado”, revela o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, João Eduardo Amaral Moritz.

De acordo com dados do Convention & Visitors Bureau, o mês de novembro de 2009 foi o período que mais movimentou a rede hoteleira do centro de Florianópolis, quando foi registrada uma ocupação de 68,2% dos quartos. Percentual que só ficou atrás da ocupação registrada na região das praias no mês de janeiro, época de alta temporada, quando 73% da rede hoteleira estava ocupada.

“Devemos esses números a eventos fixos que acontecem em Florianópolis, como o Folianópolis, que traz para a cidade todos os anos aproximadamente cinco mil turistas dos mais variados destinos”, explica a diretora executiva do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Maria Cláudia Evangelista.

Quem também comemora o sucesso do evento são os restaurantes, que vêem o seu movimento praticamente dobrar no período do evento. De acordo com o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel/SC), Fábio Queiroz, a popularidade do Folianópolis, aliado ao feriado contribui significativamente com o aumento no movimento dos restaurantes de Florianópolis. “Não temos dúvida de que o evento traz benefícios para a nossa cidade, fator importante para a economia do Estado. A Abrasel apóia o evento e acredita que a longo prazo pode trazer muito mais benefícios para a nossa economia”, garante o presidente.

Foliões costumam retornar a Florianópolis

Embora o sul do país não tenha a tradição de eventos movidos ao ritmo do axé, o Folianópolis tem conseguido entrar nesse mercado dos carnavais fora de época, que acaba por incrementar ainda mais o turismo de entretenimento na capital catarinense. De acordo com o diretor artístico do Grupo All, Artêmio Júnior, mais do que três dias de festa, o carnaval fora de época, mobiliza um novo perfil de turistas que vêem primeiramente motivados pelo ritmo das percussões das bandas baianas e depois viram turistas fiéis que voltam ao Estado atraídos por suas belezas e hospitalidade. “O Folianópolis é uma carta de apresentação da cidade. Quem vem curtir o evento sempre acaba voltando em outras épocas para aproveitar as belezas do litoral, passar a virada de ano ou ainda festejar o carnaval”, explica o diretor artístico.

E quem volta ou vem pela primeira vez não poupa dinheiro para se divertir. Segundo um levantamento feito pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, o público do turismo de entretenimento que vem para Florianópolis gasta, em média, R$240 por dia e fica em torno de três dias na cidade. Quando esse turista é estrangeiro, os valores aumentam para US$315 (quase R$600) por pessoa e a média de permanência é de cinco dias. “Apostar no turismo de eventos é investir na cadeia econômica da cidade. Este é um ramo que envolve dezenas de atividades e movimenta o setor de transporte, incluindo táxi e aluguel de carros, além do comércio local”, ressalta Maria Cláudia.